Paymentology e Mastercard se Unem para Promover Inclusão Financeira no norte da América Central

15 de Agosto de 2023

All articles

A colaboração possibilitará um ecossistema financeiro mais sólido na Guatemala, Honduras e El Salvador, proporcionando acesso à economia digital para grupos da população que estão desassistidos e não têm acesso a serviços bancários

Cidade da Guatemala, Agosto de 2023: A Paymentology, líder global em emissão e processamento de cartões, anuncia hoje uma parceria ampliada com a Mastercard com o propósito de fortalecer a inclusão financeira na Guatemala, Honduras e El Salvador.

De acordo com um estudo recente realizado pela Mastercard e pela Americas Market Intelligence (AMI), apesar da maioria dos latino-americanos ter obtido acesso a produtos financeiros básicos entre 2020 e 2023, 21% ainda dependem exclusivamente de dinheiro em espécie e continuam excluídos. Adicionalmente, na Guatemala, Honduras e El Salvador, apenas um em cada quatro adultos bancarizados possui um cartão de débito ou crédito, destacando ainda mais os desafios para acessar o sistema financeiro na região.

A Mastercard, como membro fundador da Parceria para a América Central (PCA), assumiu o compromisso de facilitar a inclusão de 5 milhões de pessoas e 1 milhão de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) na economia digital, incluindo 300.000 empresas dirigidas por mulheres, ao longo de um período de cinco anos. Essa colaboração espelha o comprometimento da Mastercard em construir uma economia digital inclusiva, na qual todos, independentemente de sua localização, possam colher os benefícios da revolução tecnológica e alcançar seu pleno potencial.

Como membro da rede de parceiros Mastercard Engage desde 2021, a Paymentology tem trabalhado com a Mastercard para desenvolver soluções novas e relevantes de inclusão financeira para seus clientes. Além disso, a Paymentology tem respaldado os clientes da Mastercard na rápida implementação dessas inovações em uma escala significativa. Agora, por meio de uma parceria ampliada, a Paymentology manterá sua trajetória inovadora, buscando acelerar a inclusão financeira por intermédio de sua avançada plataforma de processamento de emissão. Nesse sentido, será oferecido um plano de entrada eficaz no mercado para emissores na região, assegurando um acesso ágil e contínuo à emissão de cartões.

"Nossa parceria com a Paymentology ajudará a construir um ecossistema financeiro mais robusto e inclusivo no norte da América Central, fornecendo a tecnologia, o suporte especializado e os processos eficientes que novas instituições financeiras e fintechs precisam para lançar e crescer", comentou Thiago Dias, Vice-Presidente Sênior de Fintechs, Facilitadores e Criptomoedas na Mastercard América Latina e Caribe. "Nosso objetivo é garantir que mais centro-americanos tenham acesso a soluções financeiras inovadoras, seguras e convenientes que os conectem à economia digital e melhorem suas vidas", acrescentou Dias.

A Paymentology e a Mastercard trabalharão em estreita colaboração com instituições financeiras parceiras, empresas fintech e operadoras de telecomunicações para incentivá-las e capacitá-las a oferecer ferramentas e soluções financeiras acessíveis para indivíduos e proprietários de MPMEs não bancarizados e subatendidos. Essas soluções abrangem programas de cartões de débito ou pré-pagos Mastercard, tanto digitais quanto físicos, além de cartões voltados especificamente para microempresas, adaptados às necessidades particulares delas.

Adicionalmente, tanto consumidores quanto proprietários de empresas terão à disposição recursos de segurança avançados, assim como a habilidade de realizar transações digitais para diversas finalidades, tais como benefícios sociais, remessas (incluindo transferências entre pessoas), compras em estabelecimentos comerciais, financiamento para pequenas empresas, e diversas outras possibilidades.

"Estamos profundamente comprometidos com o avanço da inclusão financeira em todo o mundo e estamos empolgados em estender nossa colaboração com a Mastercard nesta importante iniciativa", disse Alejandro Del Rio, Diretor Regional da América Latina na Paymentology. “Nosso objetivo é estabelecer uma experiência sustentável e economicamente viável para nossos clientes e parceiros. Juntos, estamos determinados a atender a região norte da América Central e abordar as grandes lacunas na agenda de inclusão financeira por meio da implementação de estratégias eficientes de entrada no mercado. Ao fazer uso de nossa expertise e tecnologia, visamos capacitar indivíduos e empresas, promovendo mudanças positivas e crescimento econômico na região."